Beach Tennis: O que é e como jogar | Track&Field

O Beach Tennis é a novidade brasileira no mundo dos esportes. No Brasil, sua comunidade aumenta a cada dia e já existe a confederação Brasileira e as federações estaduais de Beach Tênis espalhadas por todo território nacional.

De acordo com a confederação brasileira, o esporte foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.

Atualmente são mais de 1 milhão de praticantes pelo mundo.

Entre os equipamentos, a raquete é essencial! A raquete mais recomendada para iniciantes, é uma raquete leve.  A bolinha do beach tennis, apesar de ser do mesmo material da bolinha de tênis de quadra, é despressurizada, tornando-a mais mole e lenta.

A viseira e os óculos de sol, por sua vez, vão muito além da questão estética! Além de gerar maior conforto, óculos que bloqueiam os raios ultravioletas (UV) protegem seus olhos da chamada degeneração macular, que é a perda da área nobre da visão. 

Uma hora de beach tennis gasta em torno de 500 a 700 calorias.

Para quem deseja começar no esporte, podemos recomendar algumas dicas para iniciantes:

A primeira dica que recomendamos é que os pés não fiquem enterrados na areia, pois isso pode atrapalhar a sua movimentação e como o beach tennis depende muito de agilidade dos praticantes, caso seus pés estejam enterrados na areia, sua mobilidade estará em risco e prejudicada. 

Comparando o Beach Tennis com o Tênis de quadra tradicional, existem algumas diferenças:

No beach tennis, temos a chance de apenas um saque e caso a bola caia na areia, é ponto do adversário. No tênis de quadra, é possível que a bola quique uma vez no chão e sempre temos duas chances no saque. 

O tênis de quadra, as partidas exigem concentração e silêncio para que os jogadores estejam sempre focados. Já o beach tennis, o clima é mais descontraído e o barulho é permitido. 

A quadra do beach tennis é menor que o tênis de quadra e isso deixa o jogo mais disputado e de certa forma, rápido também. 

A rede do beach tennis, também é uma diferença a ser considerada, pois no tênis de quadra, a rede fica rente ao chão e já no beach tennis, a rede fica em uma altura de 1,70 do chão. Embora o tênis esteja no nome das duas práticas, vimos que o esporte possui bastante diversidade e sendo assim, podemos até considerar que não é obrigatório saber jogar tênis de quadra para saber jogar o beach tennis. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *