Deprecated: builder_status está obsoleto desde a versão 4.2.1! Use AviaBuilder::get_alb_builder_status() em seu lugar. in /var/www/html/blog.tf.com.br/wp-includes/functions.php on line 4777

A gente sabe que uma pausa pra um lanchinho é tudo de bom. Sabemos também que a maioria dos salgados recheados que existem por aí têm muitas calorias e alguns outros componentes que fazem mal pra saúde.

Por isso, a Chef Patricia Helu preparou uma receita de Salgado Proteico que é muito fácil de fazer e tem ingredientes que você encontra com facilidade. Que tal aproveitar e preparar pra família toda?

Mas, por que ele é proteico?

O tofu e a farinha de amêndoas, ingredientes-chave pra essa receita ficar saborosa, são as fontes de proteína do salgado, que também é perfeito pra comer antes ou depois do treino.

Rende: 2 unidades
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 40 minutos
Utensílios: processador de alimentos

Para a massa

100 g de tofu defumado em cubos (sugestão uai tofu)
100 g de abóbora-japonesa sem casca em pedaços de 2 cm ou ¾ de xícara de purê firme de abóbora
¼ de xícara de chá de farinha de amêndoa
¼ a ½ colher de chá rasa de sal rosa
2 colheres de sopa de nutritional yeast (opcional)
2 colheres de sopa de azeite
½ colher de chá de alho em pó

Para o recheio

½ talo de alho-poró pequeno em finas rodelas (¼ xícara)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de sal de especiarias
Recheio
Refogue o alho-poró com o azeite e o sal de especiarias. Reserve.

Doure a farinha de amêndoa em uma panela em fogo baixo e reserve. Caso pretenda fazer a abóbora do zero, pré-aqueça o forno a 190ºC. Corte a abóbora em pequenos cubos de 2 cm, tempere com azeite e sal, coloque em uma assadeira pequena, tampe com papel-manteiga e leve para assar por 15 minutos coberta com papel-alumínio.

Descubra e deixe por mais 10 minutos, até secar e ficar macia, porém firme. Bata no processador todos os ingredientes da massa, com exceção da farinha, até obter uma massa uniforme. Adicione a farinha e bata mais um pouco. A consistência precisa ser de uma massa homogênea, que não grude nas mãos. Se necessário, coloque um pouco mais de farinha de amêndoa.

Divida a massa em duas partes. Deixe um potinho de água ao seu lado e lambuze a mão com azeite. Pegue a massa na palma da mão e a achate, coloque o recheio no centro e vá puxando as pontinhas com delicadeza para fechar o salgado. Use um pouco de água para ajudar a fechar bem, para que o recheio não saia para fora. Leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar (aproximadamente 20 minutos). Se gostar do salgado mais molhadinho, você pode grelhar em uma frigideira tampada em fogo médio para baixo. Vire na metade do tempo e deixe até que o centro do salgado esteja aquecido e esteja dourado por fora.

Substituições:

Você pode utilizar outras bases no lugar da abóbora: mandioca, batata e mandioquinha. Para uma receita lowcarb, use couve-flor ou brócolis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *