Não esqueça do pescoço
Seu pescoço é extremamente sensível e precisa de cuidados especiais para manter a flexibilidade. Seu conjunto envolve músculos, articulações, ligamentos, nervos e ossos, todos rigidamente preparados para suportar os 5 quilos da cabeça.
A importância dessa área não se limita a realizar a ligação física entre a cabeça e o corpo, o pescoço faz também a comunicação do mental com o emocional. Tensões e contraturas nessa região estão associadas a emoções contidas e ao peso de responsabilidades.
Para aliviar a área, especialistas indicam um bom banho quente. A água quente ajuda a descontrair a musculatura da cervical e realiza uma destravada geral.
Algumas dicas para não colocar essa região tão importante em risco no dia a dia:
Na cama
Evite dormir de bruços com o pescoço torto para o lado. Prefira a posição de barriga para cima, usando apenas um travesseiro para apoiar a cabeça na curvatura natural da cervical, ou de lado, colocando um travesseiro entre as pernas para não forçar a coluna.
Nada de ler deitado com a cabeça apoiada na cabeceira da cama ou em vários travesseiros. Sente-se com as pernas e a coluna retas, apoiando o livro numa almofada no colo.
Ao telefone
Não prenda o fone entre a cabeça e o ombro. Se você usa o aparelho com muita freqüência ou tiver de ficar com as mãos livres durante conversas de longa duração, opte por um headset (fone de ouvido com microfone acoplado) ou o viva-voz. Ficar com o pescoço torto aumenta o risco de um torcicolo.
Com a mochila nas costas
Não carregue peso demais na mochila, o que obriga você a ficar com o pescoço tenso e curvado para baixo. Preste atenção na postura ao andar – é necessário manter a cervical reta, não deixe a mochila causar um desequilíbrio.
Evite também carregar uma bolsa muito pesada em um dos lados do corpo. Você força os músculos dos ombros e do pescoço, que trabalham em conjunto.
Fonte: Site Men’s Health
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!