Descansando após os treinos

 

 
É muito comum encontrarmos atletas tanto profissionais como amadores, treinando incessantemente para alcançar uma meta ou concluir uma prova com um tempo melhor. Porém uma soma de treinos e provas sem uma periodização adequada pode levar o indivíduo ao overtraining.
 
Descansar faz parte do treinamento, treinos de baixa intensidade vão ser de suma importância para alcançar o objetivo. Descansar não significa dormir após treinar forte ou competir, muito pelo contrário, nosso corpo precisa de um período para toda recomposição fisiológica e do musculoesquelético.
 
Segundo o estudos realizados, baseando-se na intensidade do exercício, temos o seguinte tempo de recuperação:
 

  • Em um treino de 8k a 16k, com intensidade leve ou até 75% da freqüência cardíaca máxima: recuperação em 3 a 5 horas após a corrida;
  • Em treinos de 16k a 25k, com intensidade moderada ou até 85% da freqüência cardíaca máxima: recuperação de 48 a 54 horas;
  • Já nos treinos de de 4k a 10k, com intensidade forte ou acima de 85% da freqüência cardíaca máxima: recuperação depois de 54 horas.

 
Por isso, aos atletas que não param nem por um minuto e não entendem quando seu treinador passa um treino de menor intensidade, faz você ir para musculação ou aula de alongamentos. É preciso entender que o descanso também faz parte do treino e essas são estratégias tomadas para quem não consegue relaxar e esperar o tempo que seu corpo exige.
 
Uma boa saída para o treino regenerativo pode ser a prática de outra modalidade, como hidroginástica, alongamentos, natação e etc, contanto que essa prática seja realizada de forma descontraída, utilizando outros grupos musculares e tomando muito cuidado para não promover mais fadiga muscular.
 
Procure sempre seguir a orientação de seu treinador e sempre que ele lhe pedir para descansar, respeite, pois sem dúvidas faz parte da estratégia de treino que ele preparou para você. E nunca esqueça de utilizar materiais adequados para a prática esportiva, pois ele são é fundamentais para evitar as lesões. Na Loja Online Track&Field você encontra tudo o que precisa para treinar com conforto, segurança e muito estilo. Clique aqui e confira!
 
 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *