Massa magra x Massa gorda: entenda a diferença e o impacto delas na sua balança.

 

Determinar a saúde do corpo não é apenas descobrir a gordura que existe nele, até porque isso engloba diversos fatores relevantes. Hoje vamos conhecer um desses fatores, que é a massa. O corpo é composto por massa magra, massa gorda e água corporal. Para entender a diferença entre massa gorda e massa magra e descobrir como elas influenciam sua balança, confira o post.

Massa gorda

A massa gorda é o peso de gordura que temos no corpo. Basicamente, é toda aquela massa que queremos perder, mas o que poucos sabem, também é importante para o corpo. Em quantidades ideais, ela ajuda a proteger os órgãos. Já em excesso, ela é responsável por causar diversos males à saúde, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol alto) e problemas cardíacos.

Massa magra

A massa magra é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. E quanto maior nossa % de massa magra no corpo, maior e mais rápida é nossa perda calórica. Para ganhar massa magra, é preciso uma alimentação rica em proteínas. Conheça alguns alimentos recomendados para ganhar massa magra:

1. A clara de ovo é uma das melhores fontes de proteína. Ela tem componentes que colaboram para a reparação dos tecidos musculares, entre outros benefícios.

2. Carnes magras em geral (carne vermelha, frango e peixes) são excelente fonte de proteínas, vitaminas (ex.: complexo B) e minerais (ex.: ferro). Estes alimentos possuem aminoácidos essenciais para a construção muscular. Uma ótima opção quando precisamos de praticidade é o atum, também rico em proteínas.

3. As leguminosa (feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja) também são consideradas boas fontes de proteínas, além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais.

4. A combinação arroz com feijão além de fazer parte dos hábitos alimentares dos brasileiros, também fornecem uma proteína de ótima qualidade, fornecendo todos os aminoácidos essenciais.

Para adequar corretamente a sua ingestão protéica às suas necessidades nutricionais e contribuir para o aumento da massa muscular e desempenho, procure o seu nutricionistas, pois o excesso de proteína também pode ser prejudicial a sua saúde.

39 respostas
    • Marcelo
      Marcelo says:

      Sim mais a massa magra é mil vezes melhor do que a massa gorda pq a massa gorda é de pessoas obesas e a massa magra é de pessoas atléticas que fazem esportes

      Responder
      • Andy
        Andy says:

        Tem pessoas que comem muito, mas a massa vai toda para as regiões certas, como pernas e bumbum.. já a minha vai toda pra barriga, eu achei q era devido a alimentação.. mas é genética mesmo

        Responder
  1. ROBERTA
    ROBERTA says:

    Gente eu preciso engordar, não aguento mas tanta magreza. Eu como de tudooooooo, literalmente sou uma esfomeada, mas não consigo. tenho 35 anos, 1,65 altura e acho que peso 38 quilos!
    Estou pensando em tomar Whey Protein em pó, o que vcs acham? Não quero ir para nutricionistas, aliás já fui em um que eu me arrependi, sabem o que ele falou? Você precisa comer, quase que eu falei, só se for para eu te comer né doutor. Pq não é falta de alimento, é falta de algum suplimento!

    Preciso de dicas povo do Brasil!!
    rs bjs

    Responder
    • Ellen
      Ellen says:

      Calma moça, voce não é nenhuma especialista em nutrição ou em qualquer coisa do tipo pra sair por aí achando que comer muito vai te dar o resultado esperado, pelo que voce diz, voce só foi a 1 nutricionista, voce simplesmente pode ter pego um nutricionista ruim ou sei lá… Oq vc tem q fazer é procurar mais especialistas oshe,,

      Responder
    • herbert
      herbert says:

      Coma de duas em duas horas, o whey proteínas e uma boa quando misturado a maltose de trinta dps do treino. Treine ou não vai conseguir. Aposte nos cabos proteínas e gordrs Boas. Boa sorte

      Responder
    • Gustavo
      Gustavo says:

      Nao faz isso, Roberta. Procure outro nutricionista, alguém confiável, talvez um amigo possa te indicar alguem, mas nao comece tomar as coisas por conta propria. Sei por experiência.

      Responder
    • Eduardo Salomão
      Eduardo Salomão says:

      Tomar suplementos sem treinar só irá te prejudicar porque não terá resultados nenhum. Você precisa crescer e não engordar, seria legal primeiramente separar um tempo no seu dia a dia, deixar a dona preguiça de lado e treinar com qualidade em alguma academia, manter o foco do treino pelo menos 3 vezes por semana e regrada de uma boa alimentação. Com um mês de treinamento seguindo todas as regras você já terá bons resultados e sua auto estima vai lá encima.

      Responder
    • Pablo
      Pablo says:

      Roberta, para se ganhar peso, não é comer qualquer coisa, suplemento ajuda sim, mas uma alimentação com muita proteína ajuda bastante, procure evitar refrigerantes, chocolates, doces em geral, dormir as 8 horas que o corpo precisa e praticar algum exercício. Faça o seu imc para saber o seu peso ideal também, Boa sorte espero que consiga o que deseja!

      Responder
      • Daiane
        Daiane says:

        Ele deixa a pessoa com muito sono.. E sim, ele te dá peso..mas se parar de tomar vc perde tudo novamente..Não deixa nem manter o peso que ganhou.. Falo por experiencia propria..

        Responder
    • NATALIA ALINE NOGUEIRA DA LUZ
      NATALIA ALINE NOGUEIRA DA LUZ says:

      talvez seu caso seja um endocrinologista, faça exames de tireoides e outros.
      seu metabolismo deve está mega acelerado, por isso vc não tem retorno das coisas que come.
      verificando isto, vc precisará adequar uma dieta acima do seu gasto calórico, pois se seu gasto for maior que a quantidade de alimentos que vc ingere, vc nunca engordará.
      espero ter ajudado.
      bjs

      Responder
    • WillianPalhares
      WillianPalhares says:

      comece a treinar, calcule o seu metabolismo basal. E ingira 500 a 800 gramas a mais. dieta rica em carboidratoa e proteínas. alimentos integrais e carnes magras

      Responder
    • Emerson
      Emerson says:

      Tomar suplementos sem exercícios pode levar a uma sobre carga super perigosa aos seus rins e fígado, causando até uma possível falência uma vez que esses órgãos iram trabalhar muito para eliminar tanta proteína. Vá a nutricionista e faça uma dieta com alimentos ricos em carboidratos e demais que ela te indicar

      Responder
    • Fernanda
      Fernanda says:

      Se você ler minha resposta, procure um gastro. Vc pode ser celíaca e não saber. Sou nutricionista, meu colega foi muito infeliz na colocação. Bjs

      Responder
    • Ele
      Ele says:

      Não existe isso de eu como é n engordo, a n ser q vc tenha doença, as vezes as pessoas acham q comem mt quando realmente n comem, vc n precisa de suplemento precisa balancear sua alimentação isso só um nutricionista pode ajudar, somente um nutricionista viu

      Responder
    • Matheus Paula
      Matheus Paula says:

      Olha Estou formando na área e comer muito não quer dizer engordar ! sabe pq ? vou dar uma explicação breve

      as vezes você come muito mais com intervalos muitos extensos
      o correto e comer de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas isso varia do seu objetivo

      Responder
  2. Liliane
    Liliane says:

    Oi….quero perder massa gorda na regiao do abdômen. …e ganha massa magra nas pernas e bumbum…estou fazendo jump para perder a gorda e depois musculcao para ganhar a magra…vcs acham q isto vai resolver meu poblema?estou indo 5vezes por semana.

    Responder
  3. Deivilane
    Deivilane says:

    Tenho feito exercícios físicos de musculação com o intuito de ganhar massa. Que tipo de suplemento ou alimento posso digerir para acelerar o processo?

    Responder
  4. sabrina
    sabrina says:

    Como posso saber se estou ganhando massa magra?
    Pratico exercicios aeróbico e Zumba, faco minhas refeições entre 3 em 3 horas. Ja estou a um mes e pouco nessa rotina, notei que dei uma afinada na cintura, tambem notei que to ficando magra mais fui vesti uma calca que era apertada e acabou ficando mais apertada ainda. Alguem pode me ajudar??

    Responder
    • Ana Cláudia
      Ana Cláudia says:

      Erika Santana, experimenta fazer agachamento e afundo ganha muita massa nas coxas, e flexão ajuda nos braços fica muito torneado, mas não é do dia pra noite tem que ter paciência, mas o resultado vem, e vem satisfatório…procura exercício em casa.com e veja como é fácil ou então Lú Oliveira, são em quem me inspiro

      Responder
  5. Ana Cláudia
    Ana Cláudia says:

    Erika Santana, experimenta fazer agachamento e afundo ganha muita massa nas coxas, e flexão ajuda nos braços fica muito torneado, mas não é do dia pra noite tem que ter paciência, mas o resultado vem, e vem satisfatório…procura exercício em casa.com e veja como é fácil ou então Lú Oliveira, são em quem me inspiro.

    Responder
  6. Joice Almada
    Joice Almada says:

    Tenho 1,73 de altura .peso 64,500.
    Qero ganha massa mas rápido. Tenho gordura mas na barriga axo. Como quase todo mundo.
    To pensando em usar algum desses remédios ,mas tenho medo.
    Alguem pode me ajudar ???

    Responder
  7. Marcos
    Marcos says:

    Meu nome e marcos eu tenho de altura 1.74 me peso atual e 89 kilos esse días fui na academia pr ver meu peso ideal foi tirada a medida meu peso ideal bateu em 84 kilos pela massa magra que eu tenho. Entao essa medicao de peso x altura e muito relativa eu achava na minha mente o meu peso ideal era 75 más eu nao contáva que eu tinha de 9 a10 kilo de musculo pelo CORPO. Vcs querem saber seu peso ideal procura uma academia pague uma taxa pr um professor de educacao física pr ver seu peso ideal real mesmo. Cada CORPO tem um biotipo diferente.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *