A corrida é um dos esportes mais praticados mundialmente. Afinal, ele é prático, diminui os riscos de cardiopatias e pode ser praticado pelos mais jovens e mais idosos. Nessa webseries o personal trainer Marcelo Cruz (CREF: 092817-G/SP) dá algumas dicas para todas as fases da corrida.

Mas, lembre-se: procure sempre um profissional para adaptar o treino de acordo com as suas necessidades e limitações.

Veja as dicas:

Antes da prova faça cerca de 5 minutos de trabalho de mobilidade (rotações) para as articulações exigidas durante a corrida.

Após o trabalho de mobilidade faça um aquecimento com os objetivos de: aumentar a temperatura corporal, preparar o sistema cardiovascular e pulmonar.

Durante a prova mantenha os braços posicionados em 90°. Além de auxiliar na postura, esse detalhe ajuda na biomecânica da corrida. As pisadas devem ser feitas do calcanhar para as pontas do pé, preservando os nossos joelhos, quadril e coluna.

Depois da corrida é indicado fazer um desaquecimento diminuindo a intensidade da sua corrida aos poucos. Deve-se chegar em torno de 50% da sua F.C. máxima. O objetivo é diminuir a temperatura corporal e muscular e evitar a queda brusca de pressão.

 

2015 07 20_WS_TF_0005 (2)