Cuidados com a prática de atividades físicas durante o verão

Post 25

Poder treinar em um dia quente e ensolarado é uma delícia, porém, esse cenário típico do verão exige alguns cuidados especiais por parte do atleta.

Segundo o personal trainer Marco Aurélio Buchaim Regos, especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, é essencial que o esportista seja orientado por um profissional e que respeite seus limites individuais.

Segundo o professor, usar roupas leves, diminuir a intensidade do exercício em pelo menos 20% nos dias mais quentes e escolher o melhor horário para treinar (antes das 09h30 e depois das 16h30) são cuidados primordiais para quem treina ao ar livre nessa época do ano. Marco Aurélio ressalta também que é preciso ficar atendo as cãibras musculares. Elas podem indicar um perigo de choque térmico e são um sinal de que é hora de parar.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que para garantir um treino seguro, a umidade relativa do ar deve estar entre 45% e 50% e a temperatura ambiente não deve passar dos 29°C.

Quanto à hidratação, o educador físico sugere a ingestão de 200 ml de água 40 minutos antes da atividade física e mais 200 ml a cada 20, 30 ou 60 minutos de prática. Em atividades com duração maior que 90 minutos é aconselhada a hidratação com bebidas esportivas ou água de coco.

Dicas dos nossos atletas:
Guilherme Coimbra Sokolowski, educador físico, 33 anos, mora em São Paulo e pratica corrida, ciclismo e musculação.
“Uso boné, meias ‘respiráveis’, roupas leves e claras, protetor solar e óculos escuros.”

Marco Aurélio Bossetto, engenheiro, 42 anos, mora em Santo André (SP) e pratica corrida na equipe Adriano Bastos.
“Além de me manter hidratado, treino em um horário que o sol não esteja muito forte  e sempre pratico atividades dentro do meu limite.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *