Avaliação do tênis Newton
Fábio Bérgamo, um dos atletas que convidamos para testar o tênis Newton, nos enviou seu veredito final. Confira:
“O tênis Newton tem uma proposta inovadora para que o corredor possa aproveitar melhor a biomecânica, estimulando a utilização da região do ante pé no momento da aterrissagem da passada.
Fiz todos os testes que pude seguindo as recomendações feitas por Ian Adamson, diretor de pesquisa e ensino da Newton Running, e também aproveitei os 10 mandamentos de uma corrida melhor. A principal dica foi começar com distâncias pequenas para que o pé, a musculatura da perna e o corpo se adaptassem ao novo tênis. Credito a esse cuidado o fato de não ter tido nenhum desconforto durante, nem após os treinos.
Logo ao pegar o Newton nas mãos é possível perceber que é um tênis muito leve, e ao calçá-lo, o ajuste nos pés foi perfeito.
Fiz treinos de 5k a 12k com intensidade leve, média e alta. Também fiz treinos de velocidade (tiros) e não senti dor alguma. Realmente o Newton estimula que você utilize mais a região do ante pé para aterrissar e impulsionar a passada. Com isso é possível ter uma maior cadência de passadas, reduzir o tempo de contato do pé com o solo e melhorar o desempenho na corrida.
Minha adaptação com o Newton foi muito boa. Adorei o tênis e estou gostando de correr utilizando o ante pé na aterrissagem da passada. Essa mudança tem me ajudado a reduzir os tempos nos treinos. Quer benefício melhor?”
Excelente comentário do Fábio. Eu comprei o Gravity em Dezembro, tão logo chegou na T&F do Iguatemi. Saí da loja e fui fazer um treino no Ibirapuera de 14KM. Aqueci 2K com o Gravity, saquei qual era das passadas e biomecanica perfeita. E já estiquei pros 14KM. Não aconteceu nada de ruim. Pelo contrário, é um produto excelente. Em Janeiro comprei o Isaac, que adotei para treinos mais longos por conta do suporte que ele oferece (tenho leve pronação). E o Gravity uso em treinos de tiro. Comprei o modelo Race para competições que é muito bom e muito leve. Em suma, a tecnologia Newton é revolucionária e estou muito contente com estes modelos que não abro mão. Parabéns a T&F por trazer esta excelente novidade ao Brasil. Abraços. Humberto.
De 2008 pra cá já usei uns 7 pares de newtons incluindo na lista os Gravitas, Distância e um Momentum. Apesar de ter pronação como quase toda a população, sempre usei os modelos para pisada neutra e nunca senti falta de suporte, mesmo nas maratonas. O primeiro modelo que comprei com suporte foi o Momentum, usado pelo Ian na palestra sobre os tênis. Confesso que achei estranho, e o tomei como um tênis mais voltado pra quem nunca correu no ante pé e quer migrar pros newtons. Uso este par para terrenos acidentados mesmo. Pro asfalto, os distancia e os gravitas são imbatíveis. As outras marcas que me desculpem.
Eu já uso o Newton há muito tempo e sou fã da marca. Só acho as cores muito berrantes. Escrevi um post no meu blog a respeito e recomendei a loja da TF para compras:
http://www.antonioborba.com/por-que-meus-tenis-newton-sao-coloridos/
Comprei, na track&field, o modelo all-terrain trainer, único disponível da minha numeração. Corri 26km (teste), ao final senti dores nos tendões. Mas gostei do tipo da pisada. Recomendo.
Estou me prepando para usar um Newton. Corro com a ante pé com um Mizuno Endevor. Para meu espanto em apenas 3 corridas de 10km baixei significativamente o meu tempo. Na primeira corrida senti dores na panturrilha, mas agora a dores são menores. Eu realmente não tinha atentado para o “correr” com o ante pé. É muito melhor. Só estou esperando entrar uma graninha para eu comprar um Newton. Mas fica uma dúvida para quem poder me ajudar. Qual modelo é o melhor para mim. Corro 4 vezes por semana; Cada corrida 10km; Tenho pisada neutra; Costumo correr apenas no asfalto.