T&F Entrevista: Thiago Vinhal

Conversamos com Thiago Vinhal, Atual líder do Ranking Brasileiro
de Longa Distância(Cbtri). Thiago é hoje um dos grandes nomes na
distância de IRONMAN, contando com sua forte corrida, para alcançar
melhores marcas a cada prova – e do seu sorriso, para conquistar o
carisma de todos.


FICHA TÉCNICA

29 anos
Brasileiro
Treinadores: Lauter Nogueira/Rafael Palito
Resultados:
Líder do Ranking Brasileiro de Longa Distãncia 2012/2013
Vice-Campeão Brasileiro de Longa Distância 2012
Terceiro Colocado no Brasileiro de Longa Distância 2013
7º Iron Man Brasil 2013
10º Iron Man Klagenfurt 2013

Thiago vai participar este final de semana, no sábado dia 07 de setembro,do nosso Track&Field Bike Series  que vai acontecer no Terraço do Shopping JK, fazendo 4 aulas seguidas de bike indoor, demonstrando performance, foco e muita animação. Quatro aulas seguidas de spinning é mesmo trabalho para um Ironman. Serão aulas de Interval Training, Time Trial, Mountain Bike e Resistência.

O que te motiva nos dias ruins, quando o corpo está cansado e sentindo dores? Você vai em frente mesmo assim?

Bom estou cansado praticamente todos os dias, porque meu nível de treinamento é muito elevado atingindo cerca de 6 horas por dia. Então eu tenho que me tirar da zona de conforto todos os dias, afirmando pra mim mesmo que posso e consigo chegar onde eu quero mas com dedicação e disciplina, Isso inclui saber que estarei bem, descansado e pronto pra competir somente no dia da competição. Nos outros dias, devo me manter focado no meu sonho e consciente das metas a serem superadas diariamente.

O que te motivou a começar a treinar? Você se lembra de quando foi a primeira vez que você parou e pensou “quero ser um atleta?”

Aconteceu de forma espontânea pois sempre pratiquei atividades físicas e competi em outras modalidades em minha idade escolar, então a transição foi bem natural. Mas decidi iniciar meus treinamentos para competir em alto nível em 2008, após 5 anos treinando e competindo como amador. Mas eu sempre gostei de correr e sempre levei jeito pra isso.

Como é a sua alimentação? Você carrega comida por aí? Você come o que tem vontade ou é super regrado?

Como muito! Cerca de 5.000 a 7.000 calorias por dia, dependendo do treino que tenho que fazer. Por isso devo saber exatamente  o que tenho que comer para atingir essa quantidade de energia de forma eficiente e que vai me proporcionar um melhor desempenho durante os treinos – e a prova que tem duração de quase 9 horas.

Quando você termina uma prova, qual a primeira coisa que vem à cabeca?

A primeira coisa que vem à cabeça é a sensação de dever cumprido, que valeu a pena o esforço, pois o alívio de cruzar uma linha de chegada de um Iron Man é muito grande e a alegria maior ainda!

Como é a sua preparação antes do Ironman?
Intensa, dura e desgastante. Porém quando se tem um sonho grande, no meu caso que é de vencer um Iron Man, tudo vale a pena. Acabo me tornando inspiração para a minha equipe de alunos aqui em BH e também para todos aqueles que praticam o Triathlon.

Em quem você se inspira?

O que me inspira é ser o primeiro negro na história a estar entre os melhores do mundo no Triathlo. Pessoas que me inspiram são meus amigos e parceiros de treinos: Igor Amorelli, Adriano Sacchetto, Diogo Sclebin e Gabriel Domeniconi.

Se você pudesse mudar algo em você, o que seria?  

Essa pergunta é difícil, pois seria muito fácil apenas chegar e melhorar uma modalidade. No meu caso o ciclismo, mas o bom de treinar é perceber a evolução individual aos poucos em cada modalidade, que deixa a odisséia do atleta mais inspiradora.

O que te tira do foco? E mantêm?

Falta de planejamento tira qualquer um do foco e também o mantêm.

Qual o seu conselho para quem quer comecar e pretende fazer o Iron Man?

Procure um treinador ou uma assessoria esportiva em sua cidade, Planeje-se e curta a Tri-Life Style.

Qual foi a principal mudança que o esporte trouxe pra sua vida?

Mudou completamente minha vida, pois tudo o que sou,o que estou me tornando e conquistando é por causa do Triathlon, devo tudo ao esporte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *