WebSerie – O Abdômen Perfeito

Os músculos abdominais, conhecidos como músculos estabilizadores, nos auxiliam a ter uma postura adequada, mantendo o tronco ereto. O abdomen é o centro do corpo, e é essencial que ele esteja fortalecido para as nossas atividades de vida diária. Além disso, são essenciais para os amantes da corrida, auxiliando na Biomecânica do movimento.

Então, ficaram com vontade de aprender sobre alguns tipos de abdominal? Dessa vez, o personal trainer Marcelo Cruz (CREF: 092817-G/SP), explica o Abdômen Supra Abdominal Alternado, Abdômen infra-abdominal, Abdômen canivete unilateral e Abdômen Canivete.

Os abdominais estão descritos de acordo com o nível de dificuldade, do mais simples para o mais complexo.

Mas, não se esqueça, consulte sempre um profissional para indicar o exercício mais adequado ao seu caso.

WEBSERIE2

Abdômen Supra Abdominal Alternado

Quando realizamos esse exercício toda região frontal do abdômen é trabalhada. O correto é fazermos flexão de tronco a ponto que não chegue na mesma linha do quadril (como está na foto) assim, a musculatura abdominal se mantém sempre contraída durante o movimento. A proposta é alternar o cotovelo esquerdo com o joelho direito e o inverso para o próximo movimento. É recomendado expirarmos o ar quando chegarmos lá em cima.

Abdômen infra abdominal

Esse exercício é muito utilizado para as pessoas que querem dar ênfase nas fibras musculares da parte inferior do abdômen. A posição inicial é em decúbito dorsal (costas no chão) e pernas estendidas. Conforme as pernas vão levantando e flexionando você deve inspirar o ar até que os joelhos fiquem em 90° (foto). Após chegar no ângulo citado, inicie a expiração e faça a extensão completa dos joelhos até que os pés se aproximem o máximo do chão.

Abdômen canivete unilateral

A ideia desse exercício é a de coordenarmos o movimento dos braços, tronco e pernas, para que fiquem na posição de um canivete. A posição inicial é em decúbito dorsal (costas no chão), joelhos estendidos, pés nos chão e braços estendidos em cima da cabeça. Conforme levantamos o tronco uma das pernas sobe ao mesmo tempo. Temos como objetivo encostar as mãos no pé. Após, descemos com o tronco e a perna, que é alternada para o próximo movimento. É recomendado fazer a expiração quando as costas tocarem ao solo. É um exercício excelente para a região frontal, com ênfase na região medial do abdômen.

Abdômen Canivete

É um exercício que requer coordenação motora e muita força abdominal.
A posição inicial é em decúbito dorsal (costas no chão), joelhos estendidos, pés nos chão e braços estendidos em cima da cabeça. Conforme levantamos o tronco as duas pernas sobem ao mesmo tempo. O objetivo é encostar as mãos no pés e então voltarmos para a posição inicial. É recomendado expirar ao tocar com as costas no solo.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *