Verão saudável! Confira os cuidados para tomar sol e fique bronzeada sem excessos.

 

Ah, o verão. Época de areia, mar, piscina, amigos, diversão e muito agito. O protagonista dessa estação é sol, mas para aproveitar apenas o melhor dele e se bronzear sem excessos, é preciso estar atenta à algumas dicas importantes. Por isso, preparamos um pequeno guia para você curtir tudo isso de um jeito saudável e estar em sintonia com as boas vibrações da estação.

 

O galã da estação…

O sol é o grande galã do verão. Sem ele, as atividades perdem a graça e as férias acabam mais cedo. Ele é indispensável para o ser humano e seus benefícios são incontáveis, como prevenção de diversas doenças e combustível de felicidade, já que ele produz substâncias que melhoram o humor.

 

…também é vilão.

Assim como salvador da pátria, o sol em excesso traz prejuízos à saúde, e não são poucos. Ele pode causar queimaduras, envelhecimento precoce, formação de manchas, rugas, linhas de expressão e câncer de pele, o mais frequente no Brasil. O ideal para se manter protegido, é usar camisetas UV para os esportes aquáticos e em locais de muita exposição ao sol (além do protetor solar).

 

À procura do protetor perfeito

A escolha do protetor é totalmente individual, já que ele vai depender do tom e do tipo da sua pele. Geralmente peles claras exigem proteção 60 FPS, peles morenas 30 FPS e escuras 15 FPS, mas o ideal é sempre consultar um dermatologista antes. Já a escolha entre creme, gel, espuma ou spray, vai depender da textura da sua pele. Para peles oleosas, recomenda-se produtos com toque seco. Para peles secas, loções ou cremes.

 

Bronzeado prolongado

Bronzeado perfeito é aquele sem manchas, uniforme e dourado. Para manter ele por mais tempo, é importante estar sempre hidratada. Muita água! Outra dica de ouro é consumir alimentos com betacaroteno, que está ligado à produção de melanina e auxilia na manutenção da cor. Outras vitaminas aliadas do bronze perfeito são a C e a E. Abuse!

 

Timing

O sol tem seus horários favoritos de ser bonzinho. Se você está afim de se bronzear de um jeito saudável, abuse desses horários. A grande incidência de raios ultravioletas estão entre as 10H e as 16H. Por isso, pule cedo da cama e aproveite o melhor do sol. Seu bronze e sua saúde agradecem. 🙂

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *