O guia para um bom ciclista urbano

foto: @rafawinicki

Como?

Pedalar pela cidade pode não ser tão simples quanto parece. Essa prática requer alguns cuidados indispensáveis aos ciclistas, e ao contrário do que muita gente pensa, andar de bike pela cidade não é pedir para se acidentar. Existem cuidados que podem te ajudar a alcançar um alto nível de segurança quando bater aquela vontade de pedalar nas ruas.

Não pedale na contra mão: Enxergar os carros enquanto pedala pode dar uma sensação de segurança, mas ela é ilusória. Acredite. Em uma colisão frontal por exemplo, o impacto é muito maior, sem contar que saídas de garagens, pedestres e motoristas só esperam veículos no sentido da via.

Não pedale nas calçadas: Muita gente acha que as calçadas são uma boa saída pra quem quer pedalar na cidade mas quer se ver livre de uma colisão com um carro. Nada disso! Alí é lugar de pedestres, e é preciso respeitar para ser respeitado.

Monitore sempre o trânsito: É muito importante ficar de olho no que acontece a sua volta, inclusive atrás de você enquanto você pedala. Olhar rapidamente por cima do ombro, mas sem descuidar do que está à sua frente, claro, é uma boa solução para isso.

Quando?

Pras atividades físicas em geral, não existe um melhor horário para praticá-las; para pedalar é a mesma coisa. Alguns preferem ir pela manhã e aproveitar a disposição do inicio do dia, alguns preferem reservar algumas horinhas durante a tarde, e tem até quem prefira fazer isso no período da noite. Depende muito da sua agenda e da sua disposição em determinados momentos do dia.

Embora não exista comprovação de que um horário seja melhor do que o outro, cada um conhece bem o seu relógio biológico, e sabe bem qual é aquela hora ideal para encarar a relação com o pedal.

Onde?

Os melhores lugares para pedalar em São Paulo:

Nem todo mundo sabe, mas a CET mantém em São Paulo um mapa atualizado com as ciclovias permanentes da cidade. Isso torna ainda mais fácil a missão de encontrar um lugar legal pra pedalar. Confira:

Tribus Adventure

http://www.tribusadventure.com/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *