Gelo ou calor?

Post 106Dúvida comum depois de uma lesão: gelo ou bolsa de água quente? Para saber qual é o caso, entenda as reações que o frio e o calor causam em nosso corpo.

Frio- O frio abaixa o metabolismo e reduz a circulação local, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de ‘arrumar’ o que foi lesado. Por isso é importante aplicar gelo de imediato, se possível dentro dos cinco primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa.

Calor- O calor, por outro lado, provoca a vasodilatação podendo aumentar o inchaço ou hematoma, quando há ruptura de vasos sanguíneos. Por isso o calor é utilizado antes dos exercícios, na fase de reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular.

É recomendado que nas primeiras 72 horas após o trauma, aplique-se gelo por 20 minutos a cada duas horas. Após esse período, que é quando o processo inflamatório começa a regredir, as aplicações de gelo podem diminuir para três vezes ao dia, enquanto o edema persistir.

Vale lembrar que deve ser feita uma consulta médica o mais rápido possível para obter um diagnóstico da lesão e receber, se necessária, a prescrição de medicamentos .

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *