Escolhendo uma atividade física

 

 
Você quer abandonar o sedentarismo, mas não sabe qual modalidade esportiva escolher?
 
Antes de qualquer coisa é preciso passar por uma avaliação médica para verificar se tudo está bem com o seu organismo. Também é importante focar em quais são os objetivos e o perfil do praticante de determinada atividade física. Em todos os casos, deve-se estabelecer uma rotina personalizada, que seja do agrado da pessoa, adequada ao seu estilo de vida e e que possa trazer resultados seguros e graduais.
 
Se vocês está pensando em deixar sua vida mais saudável, veja a seguir os benefícios de algumas modalidades e escolha a sua:
 
Ciclismo
Não causa grande impacto nas articulações, melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura em geral (em especial o quadríceps), melhora o sistema cardiovascular e o respiratório. Com treino bem orientado, ajuda a controlar os níveis do colesterol, da pressão arterial e ainda a baixar o percentual de gordura corporal.
 
Corrida
Praticada por atletas e pessoas preocupadas com a boa forma, assim como gente que faz atividade física moderada ou tem pouco tempo para os exercícios. Estimula a produção de endorfina, também chamada de “hormônio da felicidade” e ajuda a emagrecer, além de beneficiar a circulação sanguínea, a musculatura e regular o sono. É uma modalidade ideal para quem tem problemas respiratórios, quer emagrecer ou trabalhar a musculatura.
 
Danças
Os praticantes costumam ser as pessoas mais descontraídas e bem humoradas, ou que a procuram para se soltar mais e dançar bem em situações sociais. Como principais benefícios, melhoram a coordenação motora, fortalecem a musculatura, ajudam a emagrecer, favorecem a memória, a expressão corporal, a capacidade cardiorrespiratória e estimula o espírito de equipe. É ideal para quem quer emagrecer com prazer, trabalhar a timidez ou melhorar a concentração.
 
Futebol
Abrange todas as idades e pessoas de ambos os sexos que gostam de praticar atividades físicas em grupo. Melhora a agilidade e a coordenação, trabalha a musculatura, favorece o sistema cardiorrespiratório e o trabalho em equipe.
 
Hidroginástica
O perfil dos praticantes são aqueles que gostam de aulas dinâmicas em grupo, que não gostam de se exercitar em salas fechadas e que querem evitar impacto nas articulações. A prática regular ajuda a emagrecer e a regular a pressão arterial, fortalece a musculatura, melhora a coordenação motora, a flexibilidade, a circulação sanguínea e a respiração. É ideal para quem tem problemas respiratórios, quer emagrecer ou melhorar a resistência muscular, assim como pessoas com problemas na coluna, atletas lesionados, gestantes e idosos.
 
Musculação
Atrai pessoas preocupadas com a boa forma física, que desejam desenvolver a musculatura. Em alguns meses de prática, fortalece e define a musculatura, ajuda a emagrecer, favorece a qualidade do sono, reduz o risco de problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto e hipertensão. Ideal para quem quer ganhar ou perder peso, ficar com o corpo definido e melhorar a resistência muscular.
 
Natação
O perfil do nadador varia conforme a faixa etária. No geral, são pessoas preocupadas com a qualidade de vida, que em meio à rotina conturbada fazem a atividade para relaxa. Está entre as atividades físicas mais completas. Trabalha todos os músculos, melhora a coordenação, o sistema respiratório, regula a pressão arterial, reduz a frequência cardíaca e ajuda a emagrecer. Ideal para quem quer perder peso ou é obeso, busca exercícios leves (uma vez que pode ser praticada de forma leve até intensa) e de baixo impacto ou apenas quer abandonar hábitos sedentários. Também é um bom complemento para praticantes de corrida ou musculação, pois ajuda a relaxar a musculatura.
 
Pilates
Indicada quem quer fugir do estresse do dia a dia e unificar treino corporal e mental . A força isométrica (sem movimento) é a principal forma de trabalho do Pilates. Melhora a resistência muscular, especialmente a do tronco, ajuda a definir a musculatura e emagrecer. Ideal para quem quer corrigir a postura, aumentar a resistência, trabalhar a concentração, a respiração e aumentar a flexibilidade
 
Yoga
Por ser dividida em diferentes linhas, pode agradar vários tipos de pessoas, das mais “zen” às mais agitadas. Aumenta a flexibilidade, ajuda a regularizar a respiração e o metabolismo, relaxa o sistema digestório e a circulação sanguínea. Ideal para quem quer unificar exercícios físicos, mentais e espirituais, aumentar a flexibilidade, fortalecer a musculatura e trabalhar a concentração.
 
Agora se você está sem dinheiro para pagar uma academia a dica é que você faça caminhadas. A caminhada ajuda a evitar ansiedade, depressão, osteoporose, artrose, acidente vascular e câncer de intestino, auxilia no tratamento de diabetes, provoca a oxigenação do cérebro por ser uma atividade aeróbica, e se praticada rotineiramente, libera endorfina que são hormônios capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem estar.
 
 
 
Fonte: Jornal O Diário
Redação: Jaqueline Hatamoto

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *