A Respiração Correta na Corrida

 

Respirar corretamente contribui e muito para o sucesso na corrida, isso porque quando corremos, nosso corpo tem que fornecer constantemente oxigênio aos músculos para que eles possam ter energia e providenciar a força necessária. E, para isso, nossos pulmões têm que trabalhar mais e de forma eficiente para absorver a maior quantidade possível de oxigênio, que supra não somente as necessidades fisiológicas do corpo, como a imposta pelo esforço da atividade.

E o que significa respirar corretamente? Significa respirar da forma mais natural possível, seguindo as necessidades do corpo.

Teoricamente, a melhor forma de respirar é pelo nariz, pois o ar entra nos pulmões aquecido e filtrado. Porém, durante a corrida, dependendo do nível de condicionamento do praticante e da intensidade, muitas vezes é necessário usar a boca tanto na inspiração, para permitir uma maior entrada de oxigênio, como na expiração, para uma maior liberação de dióxido de carbono.

Sendo assim, combine inspirações e expirações pelo nariz e pela boca de acordo com a necessidade do seu corpo.

Mas, existe uma técnica comprovada que pode melhorar a captação do ar e aumentar a oferta de oxigênio para os músculos e melhorar o desempenho. Tal técnica é a respiração abdominal focada no diafragma, ao invés do pulmão.

Outro aspecto a ser abordado é a importância de estabelecer um ritmo respiratório, a fim de obter e eliminar constantemente a quantidade ideal de ar.

 

 

Por fim, uma questão inconveniente: a dor lateral no abdômen.
Embora ainda não se saiba a causa precisa, muitos especialistas acreditam que tenha relação com a perda do ritmo respiratório, pois esta perda pode gerar uma sobrecarga no músculo diafragma provocando espasmos e consequentemente dor. Mas existe ainda outra teoria de que correr com má postura pode comprimir nervos que vão da parte superior das costas até o abdômen ou ainda aumentar a fricção sobre o peritônio (membrana que circunda a cavidade abdominal), causando essa dor.

Independentemente da causa, o aconselhado para aliviar a dor é diminuir o ritmo e fazer respirações profundas e controladas. E, na dúvida procure melhorar a postura, pois será importante não só para a corrida, como para a sua vida.
*por Clarice Penna Firme | Bodytech

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *