Exercícios e inteligência emocional: qual a relação?

Antes de tudo… vale explicar o que é inteligência emocional, né? O conceito está na moda, mas será que sabemos do que estamos falando? Inteligência emocional refere-se a como você lida com seus sentimentos e emoções e como responde às pessoas e situações ao seu redor. Pessoas com essa habilidade têm mais facilidade em lidar melhor com seus sentimentos, controlar os impulsos e evitar ser dominado por situações negativas.

Outras vantagens visíveis no dia a dia são: a melhora na relação com os outros, gerando empatia pelo próximo; a diminuição do stress e da ansiedade; melhora da autoestima e do equilíbrio emocional, entre outros fatores. Muitos estudiosos dizem que para se ter uma vida saudável, a inteligência emocional é mais importante que a inteligência mental (QI). Por isso, incentivamos você a desenvolvê-la diariamente.

Como os exercícios ajudam na inteligência emocional?

Os exercícios são grandes aliados nesse processo. Pesquisas indicam que a atividade física é excelente para descarregarmos tensões, emoções e frustações que acumulamos em nosso cotidiano.  Cientistas também afirmam que a prática de esportes está associada à melhora do humor, já que gera sensação de bem-estar.


Exercícios e hormônios da felicidade

Quando nos sentimos bem, produzimos o quarteto da felicidade: Endorfina, Dopamina, Serotonina e Ocitocina. Esses hormônios são responsáveis por:  melhorar o stress, aumentar nossa autoestima, motivar e trazer alegria, prevenir e controlar a depressão, diminuir a ansiedade, fortificar as relações afetivas, intensificar o sentimento de empatia e promover melhores relações sociais. Os benefícios oferecidos aqui dão match com as vantagens que a inteligência emocional gera em nós.


Como alcançar esse equilíbrio?

Garantir esse resultado equilibrado de bem-estar depende de um fator muito importante: disciplina. Os efeitos dos exercícios em nossa área emocional começam a surgir entre 4 a 20 semanas. Depois desse período, se tornam um hábito do qual não abrimos mais mão.  

Por tudo isso, queremos desafiar vocês!

Lançamos uma plataforma de bem estar onde divulgaremos hábitos e dicas para termos uma vida ativa e saudável, mesmo que em casa e, sem a desculpa de  “não tenho tempo para me exercitar!, ainda mais agora, em tempos de ajustes de rotina.

A nova plataforma traz trainners e instrutores que darão aulas especiais de yoga, crossfit, alongamento, meditação, pilates e funcional. Além disso, um time de profissionais irá atualizar constantemente os conteúdos dedicados à saúde, alimentação e atividades em família. 

O objetivo é proporcionar a todos que acessem o ambiente virtual uma experiência de qualidade onde quer que estejam. A programação geral já está disponível no perfil da marca no Instagram (@trackfieldoficial).

Fonte:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *