Um exemplo de integração e inclusão social

 

As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais. Porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).
 
A Paraolimpíada de 2012 será realizada em Londres, na Grã Bretanha, entre 29 de agosto e 9 de setembro, sendo a 14º edição do evento. Deficientes mentais voltarão a participar da Paraolimpíada participação não ocorria desde 2000. Dentre os esportes o evento, encontram-se: voleibol, vela, tiro com arco, tiro, tênis de mesa, tênis, rúgbi, natação, judô, levantamento de peso, futebol de 5 e de 7, esgrima, hipismo, ciclismo, bocha, basquetebol e atletismo.
 
As Paraolimpídas foram organizadas pela primeira vez em 1960 e aconteceram na cidade de Roma (Italia). Organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), esta primeira edição teve competições dos seguintes esportes: esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha.
Na última edição, que ocorreu na cidade de Pequim em 2008, cerca de 4 mil atletas participaram. A China ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas (89 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze).
 
Um exemplo de força de vontade e perseverança para todos nós.
 
Desde já a T&F  parabeniza esses heróis do esporte, e torce por todos.
 

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *