Dia do Esportista

Conheça os benefícios do esporte e suas modalidades

Dia 19 de fevereiro é comemorado o dia do esportista. Que praticar atividade física é benéfico para a saúde, nós já sabemos, mas existem alguns pontos importantes: o esporte traz longevidade, ou seja, aumenta nosso tempo de vida. Para que isso ocorra, a constância é muito importante. Segundo o personal trainer Marcelo Cruz, os exercícios são indicados pelo menos três vezes na semana durante uma hora. E, ao contrário do que muitos pensam, o esporte é de livre acesso para todas as idades, é claro que dentro dos objetivos e restrições de cada um.

Separamos algumas informações das modalidades esportivas mais praticadas:

Corrida

Melhora o sistema cardiovascular, trabalha principalmente os membros inferiores (quadríceps, glúteos e panturrilhas), assim como o core e os ombros. Para quem tem histórico de lesões nos joelhos é necessário acompanhamento de um profissional, pois existe impacto na atividade e pode gerar algum desconforto. É indicada para todos que querem perder gordura corporal e não tem restrições em joelhos e quadril.

Ciclismo

Beneficia o sistema cardiovascular e trabalha especificamente os membros inferiores, quadríceps, posterior de coxa e panturrilhas. Essa modalidade não possui restrições, de forma que o praticante não tenha lesão nos joelhos. É indicado para todos, principalmente idosos que se sentem mais confortáveis do que em esteiras, por medida de segurança.

Musculação

Proporciona ganho de massa muscular, tecido ósseo e emagrecimento. Diferente do que muitos acreditam, a musculação é essencial para a perda de gordura corporal. Quanto mais músculos no corpo, mais rápido o metabolismo trabalha e o gasto calórico em repouso é maior. É indicada para jovens a partir de 14 anos e não tem restrição de idade máxima.

Funcional/Crossfit

Promove ganho de massa muscular, ganho de resistência aeróbia e emagrecimento. Trabalha todos os grupos musculares. É indicado para jovens a partir de 14 anos e exige cautela para idosos. São movimentos complexos que necessitam o tempo todo do auxílio de profissionais.

 

Pilates

Atividade excelente para fortalecimento do core, e fortalecimento geral do corpo. Superindicado para idosos e gestantes, principalmente por fortalecer a região abdominal e lombar.

Existem diversas modalidades no esporte, mas o essencial é se mexer! Seja subir ou descer escadas, descer alguns pontos de ônibus antes do trabalho a fim de caminhar, dançar, pular corda, enfim, colocar o corpo em movimento e acelerar o coração. Como disse Robin Sharma, um escritor canadiano, “se você não encontrar tempo para fazer exercícios físicos, provavelmente vai precisar encontrar tempo para cuidar de doenças.”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *