Quem nunca foi ao mercado, comprou alimentos e acabou não usando? Às vezes, erramos nos cálculos, acontecem imprevistos e aquilo que compramos acaba estragando. Esse desperdício é prejudicial não só a nós mesmos, mas para a sociedade como um todo.

Por isso, separamos aqui dicas muito especiais para você aprender a como conservar os alimentos de maneira mais saudável.

Conheça o branqueamento

Todos nós conhecemos ou já ouvimos falar de diferentes tipos de tratamento como a pasteurização e esterilização. Menos conhecido, porém cada vez mais difundido, existe um processo chamado branqueamento que conserva verduras, legumes e frutas por até seis meses e evita o desperdício.

Trata-se de um choque térmico, um mergulho rápido dos alimentos em água fervente. A técnica destrói reações enzimáticas responsáveis por alterações sensoriais e nutricionais no alimento que será congelado, além de reduzir micróbios e preservar os nutrientes, cor, sabor e textura.

Como fazer branqueamento dos alimentos

Passo a passo:

  1. Mergulhe os alimentos em água fervente. Espere que a água volte a ferver;
  2. Retire do fogo e mergulhe os alimentos imediatamente em uma vasilha com água gelada;
  3. Seque todos os alimentos;
  4. Embale em saquinhos plásticos;
  5. Congele-os.

A mesma água pode ser usada para até oito porções de alimento.
Lembre-se de que o alimento branqueado não está pronto para consumo e sim protegido para ser guardado por mais tempo. #ficaadica

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *