Muitas pessoas planejam metas e fazem novas promessas na chegada do ano novo. Um dos objetivos mais comuns nessa época está relacionado à saúde e às mudanças no comportamento alimentar, principalmente após as festas de final de ano quando acontece um consumo excessivo de carboidratos, açúcares, álcool e frituras.  

Qual o resultado disso? O resultado é um desequilíbrio em todo o organismo. Sim, isso mesmo! Além de uns quilinhos a mais, as maiores consequências de uma alimentação desequilibrada você não consegue ver, mas talvez consiga sentir que algo está errado como: alterações no funcionamento intestinal, na sua disposição, no seu sono, na sua concentração, na sua energia… Por isso, para começar o ano trouxemos cuidados simples que você pode aplicar na sua rotina durante 25 dias.

Com pouco esforço e bastante foco, você vai ver muitos resultados em todo o seu organismo.  Que tal começarmos com uma lista de compras por categoria?

Lista de compras para uma alimentação saudável:

Carboidratos saudáveis: raízes (batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cará), frutas variadas, aveia, quinoa, amaranto, cereais integrais;

Proteínas de origem animal: ovos caipiras (de preferência orgânicos), peixes, frango (preferencialmente orgânicos), carnes magras (patinho, filé mignon, maminha, alcatra, lagarto);

Proteínas vegetais: tofu (preferencialmente orgânico), grão de bico, lentilhas, feijões variados;

Gorduras boas: azeite de oliva extravirgem, óleo de gergelim, óleo de semente de abóbora, óleo de abacate, abacate fresco, coco seco, castanha de caju, castanha do Pará, castanha de baru, macadâmia, nozes, amendoim, semente de abóbora, semente de girassol, semente de chia, farinha e semente de linhaça. Pasta de castanhas (caju ou amêndoas) sem edulcorantes artificiais. Bebida de castanha, amêndoas ou coco sem açúcar e com poucos ingredientes em sua composição. Tahine de gergelim e de semente de abóbora;

Fibras, minerais, vitaminas, antioxidantes e compostos ativos: verduras variadas (inclua sempre vegetais verdes escuros) legumes frescos e variados (se for acessível prefira os orgânicos);

Temperos e especiarias: orégano, alecrim, pimenta preta, curry, cúrcuma, sal rosa, canela em pó, chilli powder, gengibre em pó ou raiz, pimenta calabresa, Dill, masala;

Chás e cafés: hortelã fresca, tulsi, cúrcuma, gengibre, canela, erva-doce, mulungu, lavanda, melissa, camomila, hibisco. Se optar por café descafeinado, atenção ao método de extração da cafeína – deve ser swiss water.

Com objetivo de otimizar seu metabolismo, ou melhor, limpar e detoxificar  todo seu organismo, aposte nessa lista e dê asas a sua imaginação. Para te ajudar, vamos fazer receitas para você incluir no seu dia a dia e assim te inspirar a criar suas próprias receitas de acordo com sua preferência.

O que evitar durante estes 30 dias:

  • Alimentos ultraprocessados;
  • Açúcares refinados e doces;
  • Farinhas refinadas;
  • Álcool;
  • Frituras;
  • Refrigerantes;
  • Adoçantes artificiais (prefira os naturais como stévia, xilitol, eritritol ou malitol. Atenção: pequenas doses, 1x ao dia apenas);
  • Temperos prontos com glutamato de monossódico (caldo de galinha, etc.).

Por um 2020 com muita saúde. O seu corpo é seu maior tesouro! Compartilhe sua experiência com a gente e marque nas suas mídias sociais @trackfieldoficial

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