O poder das oleaginosas: conheça as vantagens e turbine seu cardápio.

Usar o poder de alguns alimentos em prol da performance é um truque que todo apaixonado por esporte domina muito bem. Alguns dão mais disposição, queimam mais gordura, entre outros benefícios. E saber os detalhes de cada um precisa ser meta para toda pessoa, afinal, eles são parte essencial da busca pelo bem-estar.

 

 

Hoje vamos falar das oleaginosas, sabe o que é? Elas são sementes comestíveis de plantas, como amêndoa, avelã, castanha de caju, do pará, macadâmia, entre outras. Elas são ricas em proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio. Ufa, quanta coisa boa, né? Muitos evitam por elas conterem muita gordura, mas a parte boa é que essa gordura não é saturada, ou seja, não é gordura ruim para o corpo. Conheça 4 benefícios super importantes que as oleaginosas proporcionam, inclua na sua dieta e go workout:

 

Controle da fome

Elas ajudam e muito no controle da dieta, isso porque saciam a fome e dão aquela sensação de que você está satisfeita. Ajudinha especial das fibras. Mas cuidado, por serem muito calóricas o consumo em excesso pode atrapalhar no controle de peso.

 

Cérebro potente

A vitamina E ajuda e muito no funcionamento do cérebro, assim como na diminuição dos efeitos da idade. Outros estudos apontam as oleaginosas como aliadas da função motora e da memória.

 

Bate coração

As oleaginosas também são amigas do coração saudável. Por serem ricas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (as mais famosas ômega 3 e 6), que podem ajudar no controle da hipertensão e a diminuir os triglicerídeos e  colesterol sanguíneo (em especial o colesterol ruim – LDL), mantendo assim o bom funcionamento do coração.

 

Prevenindo câncer e aumentando a longevidade

Por serem ricas principalmente antioxidantes como a vitamina E e o selênio, em especial, combatem o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como por exemplo mal de Alzheimer e esclerose múltipla.

 

Foco no objetivo

Algumas oleaginosas contém ferro, que ajuda a levar oxigênio pelo sangue e contribui para aliviar o cansaço, prevenir contra gripes e a manter a concentração sempre alta.

Assim, o ideal é procurar um nutricionista para adequar o consumo, qualidade e quantidade diária, deste alimentos a sua rotina, potencializando a sua performance.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *