A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS PARA ATLETAS

 

De acordo com a Pirâmide Alimentar (na qual diz que a base da alimentação são cerais, frutas, óleos vegetais, legumes e verduras) o ideal é consumirmos de 3 à 5 porções de frutas por dia. Adicionado à ingestão de leguminosas, verduras, laticínios, proteínas,  carboidratos e gordura recomendado não é necessário fazer o uso de suplementos vitamínicos. Mas e quanto ao atletas? Essa recomendação é suficiente?

 

Para atender todas as necessidades de nutrientes essenciais na dieta de atletas e desportistas, recomenda-se uma alimentação amplamente variada.

 

As frutas além de conterem diversas vitaminas essenciais para o organismo, ainda são compostas também por  água, carboidratos, fibras, proteínas e minerais.

 

Mesmo com um mercado abrangente de suplementos, as vitaminas não são substituíveis por comprimidos. A substituição de frutas por pílulas não previne carências vitamínicas.

 

O ideal é que sejam consumidas 3 frutas diferentes ao longo do dia, e não ao mesmo tempo, para absorver de maneira correta.

 

Antes do treino deve-se dar preferência às frutas de rápida absorção como banana, melancia e melão. Frutas ricas em fibras não devem ser consumidas antes do treino, pois podem causar desconforto gástrico e prejudicar a performance durante o treino.

 

O importante é não deixar de consumir!!! E abusar das variedades que existem!!

 

Fonte: RG nutri e Fundamentos de Nutrição para os desportos (Fred Brouns)

 

YANA GLASER – Nutricionista Esportiva com pós em Fisiologia do Exercício  e triatleta há 12 anos.

http://instagram.com/trackfieldcuritiba

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *