29.05 – Dia Mundial da Saúde Digestiva

Por Alessandra Feltre – Nutricionista (CRN: 13934)

Hoje, 29/05 é o Dia Mundial da Saúde Digestiva, uma data criada para lembrarmos de dar a devida atenção ao bom funcionamento do intestino: esse órgão tão importante em nosso corpo.

Pouca atenção é dada a saúde digestiva da população e isso é um fator essencial para pessoas que visam melhorar parâmetros estéticos, tais como, emagrecimento ou ganho de massa muscular, além de uma melhor absorção de nutrientes e suas respectivas funções no organismo.

O intestino é um dos órgãos mais comentados atualmente. Comumente vemos reportagens em capas de revistas e pesquisas científicas evidenciando a importância de sua funcionalidade correta para diversas questões. Alguns pesquisadores da área costumam dizer que “o intestino é o nosso segundo cérebro”. Essa afirmação é baseada em evidências que mostram ligações do intestino com funções cerebrais, sistema imune, funcionamento metabólico, produção de hormônio e fatores genéticos.

Nosso intestino é composto de cerca de 100 trilhões de bactérias, o que é denominado microbiota intestinal. O equilíbrio dessa microbiota é associado a uma série fatores metabólicos. Mas o que devemos fazer para manter sempre essas bactérias em constante equilíbrio? Apostar no consumo de alimentos naturais, evitando ao máximo os ultra processados, que, ao serem ingeridos em excesso, podem causar uma alteração nessa microbiota, desequilibrando-a.

Pensando em nutrição, algumas estratégias podem ser interessantes para manter esse equilíbrio e funcionalidade correta da microbiota intestinal, como por exemplo, o consumo adequado de vitaminas e minerais, ou seja, optar por frutas, legumes e verduras nas refeições, além disso, o equilíbrio no consumo de carboidratos, dando preferência por carboidratos complexos, como por exemplo, pães integrais, macarrão integral e arroz integral, além de introdução de fibras dietéticas na alimentação, podendo ser exemplo, a aveia, chia, linhaça e gergelim.

Outra questão nutricional muito útil para a funcionalidade intestinal é o controle da hidratação. O consumo de líquidos adequados ao longo do dia está relacionado com uma melhor absorção de nutrientes. A introdução desses líquidos pela alimentação pode ser realizada através de água, chás, águas saborizadas com frutas e sucos de frutas natural.

Vamos cuidar da saúde intestinal?

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *