YOGA: o que é e quais os benefícios?

A prática do Yoga vem ganhando cada dia mais espaço entre homens e mulheres de todo o mundo. Mas, você sabe exatamente o que é o Yoga e quais os benefícios essa atividade traz para o corpo e para a mente? Como começar a fazer Yoga?

Para entender melhor sobre o assunto, nós da Track&Field conversamos com a Juliane Dias, que pratica a filosofia há 12 anos e há 9 anos decidiu repassar esses ensinamentos como professora. Ela diz que o Yoga a transformou em uma pessoa descomplicada e feliz. “A transformação foi tanta que precisei ter o Yoga como estilo de vida”, conta. Então, olhos atentos e vamos ver esse bate-papo!

 

 

O que é o Yoga, na prática?

De maneira descomplicada, Juliane explica que o Yoga é uma filosofia e uma prática que desenvolve a respiração, proporcionando um maior controle das emoções e melhorando o foco e o rendimento da pessoa no dia a dia. “Desenvolve uma consciência corporal que vai além da média. Trabalha a superação, a força e a flexibilidade”, completa a professora. Além disso, ela diz que o Yoga ajuda no autoconhecimento e na paz interior.

Yoga e meditação: qual a relação?

            “Yoga não é Yoga se não tiver a intenção de conduzir a pessoa a um estado de expansão da consciência, que só é alcançado por meio da meditação”, explica Juliane sobre a relação entre as duas atividades. Ela diz que toda a prática de Yoga prepara a pessoa para a meditação.

 

Quais são os maiores benefícios do Yoga?

A professora destaca a capacidade de perceber o próprio corpo e sentir como ele se comunica com a gente o tempo todo. “Todos os músculos do corpo são ativados, até mesmo os órgãos internos, glândulas e circulação sanguínea”, conta.

Sobre os benefícios além do físico, ela reforça o desenvolvimento da força emocional e mental. “Quando tornamos o nosso corpo mais flexível, também nos tornamos mais flexíveis na vida. As musculaturas ficam menos rígidas e também deixamos de ser tão duros conosco e com o próximo”.

Ou seja, o Yoga é uma atividade completa que, além de trabalhar a musculatura de todo o corpo, ainda nos ajuda a lidar com a vida de uma maneira diferente.

 

Qualquer pessoa pode praticar? Posso fazer Yoga sozinho?

Juliane afirma que qualquer pessoa pode aderir a essa filosofia, já que o autoconhecimento é para todos. “Nunca é tarde para começar a se conhecer”, incentiva. “Em um mundo tão tecnológico, existem muitos sites, aplicativos e vídeos que ensinam o básico de uma prática de Yoga. Depois, o acompanhamento de um bom professor fará a pessoa avançar”, diz ela sobre quem quer começar a praticar Yoga.

 

Quais roupas são mais indicadas?

É fundamental o uso de roupas leves, confortáveis e não muito largas. Isso porque a prática coloca a pessoa de cabeça para baixo ao longo das posições e roupas grandes podem atrapalhar a concentração.

 

Looks indicados para a prática de Yoga:

FEMININOS: https://www.tf.com.br/yogafeminino#1

MASCULINOS: https://www.tf.com.br/yogamasculino#1

 

Quer começar a fazer Yoga?

No Track&Field Experience você pode conhecer um pouco mais dessa prática e ter uma experiência diferente, para entender melhor como seu corpo se comporta e se você curte a atividade. Que tal tentar?

Acesse www.tfsports.com.br e veja quando estaremos perto de você!

 

 

Juliane Dias

@juli_anedias

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *