Como começo a correr? O que preciso fazer?

Essas são dúvidas comuns de quem está começando nesse esporte. A gente vê todo mundo correndo 5km… 10km… 21km… e aí, quando vamos tentar, mal passamos dos 500 metros, né?

Mas, não desanime! É normal! Nós conversamos com o personal trainer Marcelo Cruz, da @metodomarcelocruz, e além de pegar dicas incríveis, ainda vamos te mostrar porque você deve SIM se dedicar à corrida!

 

BENEFÍCIOS DA CORRIDA

Muito se fala sobre esvaziar a mente e liberar a endorfina, mas Marcelo explica que os benefícios vão muito além disso. Ele conta que a corrida desenvolve o trabalho do sistema cardiovascular, ativa diferentes grupos musculares, aumenta o tônus e ainda é ótimo para quem quer emagrecer.  Durante a corrida, você trabalha o quadríceps, panturrilhas, glúteos e muitos outros músculos!

 

CONTRAINDICAÇÕES DA CORRIDA

“De forma geral, não há contraindicação. A corrida é uma atividade democrática, todo mundo pode praticar – ao menos que a pessoa tenha alguma lesão grave nas articulações dos tornozelos, joelhos ou coluna vertebral”, explica o personal trainer. Nesses casos, o ideal é fazer um trabalho de reabilitação antes de meter as caras na corrida.

 

COMO COMEÇAR A CORRER? POSSO CORRER TODOS OS DIAS?

Chegamos onde a gente queria, né? Afinal, como começar a correr?

Marcelo alerta aos corredores iniciantes que é importante fazer uma progressão lenta e contínua. “Intercalar corridas lentas com caminhadas. Ex: 2 minutos de trote + 1 minuto de caminhada, até completar 20 minutos”, indica.  Dessa forma, cada pessoa vai entendendo seu corpo e sua evolução.

A corrida pode, inclusive, ser praticada todos os dias. Mas, atenção! “É possível correr diariamente desde que exista uma periodização segura de treino, incluindo musculação para o fortalecimento muscular”,  alerta Marcelo.

Não pule essa etapa, ok? É fundamental que seus músculos estejam fortes para aguentar o impacto da atividade.

 

CORRER NA RUA OU NA ESTEIRA?

“A corrida na esteira é um pouco mais simples, porque o esforço é menor. Na rua, é preciso projetar o corpo para cima e para frente para haver deslocamento. Já na esteira, só precisamos fazer o esforço vertical”, explica Marcelo.

Sendo assim, você que está começando a correr agora, pode tentar seus primeiros dias na esteira, ver como se sente e depois passar a correr na rua. De qualquer maneira, existe quem tenha preferência por uma das modalidades… aí é você quem vai saber o que te dá mais disposição.

 

DICAS PARA QUEM VAI COMEÇAR A CORRER

A dica que nosso personal trainer deixou é simples: inicie com baixa distância e baixa intensidade. Vá progredindo 0,5 km a cada semana, de acordo com o desenvolvimento dos seus treinos. Depois, intercale treinos mais longos e de velocidade baixa com os treinos mais curtos de alta intensidade.

Resumindo: não adianta começar e achar que em 1 semana você vai estar correndo 10 km em um tempo curto, tá? Não tenha pressa, vá com calma. Respeite seu corpo, seu tempo e sua evolução. Se você for construindo os treinos com calma, logo verá resultados!

 

E para deixar tudo isso ainda mais fácil, Marcelo Cruz deixou um treino de corrida para você começar com segurança!

 

Treino para 3 semanas, correndo 3x por semana:

 

Semana 1:

1° Treino: 10’ de aquecimento + 2’ de caminhada + 1’ de trote (até chegar nos 20’)

2° Treino: 10’ de aquecimento + 1’ de caminhada + 1’ de corrida leve (até chegar nos 30’)

3° Treino: 45’ de caminhada

 

Semana 2:

1° Treino: 10’ de aquecimento + 3’ de caminhada + 1’ de corrida moderada (até chegar nos 20’)

2° Treino: 10’ de aquecimento + 1’ de caminhada + 1’ de corrida moderada (até chegar nos 30’)

3° Treino: 10’ de aquecimento + 1’ de caminhada + 3’ de trote (até chegar nos 30’)

 

Semana 3:

1° Treino: 10’ de aquecimento + 2’ de caminhada + 2’ de corrida moderada (até chegar nos 25’)

2° Treino: 10’ de aquecimento + 3’ de caminhada + 3’ de trote (até chegar nos 35’)

3° Treino: 10’ de aquecimento + 1’ de caminhada + 4’ de corrida leve (até chegar nos 40’)

 

Outro fator importante, é escolher as roupas adequadas para esse momento. A corrida fica muito mais prazerosa e fácil se você estiver com roupas confortáveis, leves e feitas para isso.

Veja aqui algumas peças que indicamos:

 

FEMININOS: https://www.tf.com.br/runfeminino#1

MASCULINOS: https://www.tf.com.br/runmasculino#1

 

Se animou e já quer sentir a experiência de uma corrida de rua?

Então, vem ver a programação e faça a sua inscrição em http://tfsports.com.br.

 

Personal Trainer parceiro:

Marcelo Cruz

CREF 092817 – G/SP

@metodomarcelocruz

2 respostas
    • Priscilla Macedo
      Priscilla Macedo says:

      Oi Rita, tudo bem?
      Aqui nesse post você encontra algumas dicas para iniciar seus treinos. É importante que você vá aos poucos, tenha determinação e uma boa periodicidade. Assim, vai começar a perceber seu avanço nos treinos. Verifique se você não tem nenhuma condição física que represente perigos (como problemas no joelho e na coluna), garanta bons tênis e roupas para melhorar a sua performance e consulte um profissional para que ele possa te instruir e te acompanhar nesse processo!
      Parabéns pela iniciativa e força!

      Responder

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