Homem alongando no parque

Aquecimento e alongamento: qual é a diferença?

Você sabe qual é a diferença entre aquecimento e alongamento? É melhor alongar antes ou depois do treino? Preciso me aquecer antes de correr? Conversamos com o personal trainer Marcelo Cruz (@marcelopcruz) para encontrar as respostas dessas e de muitas outras perguntas que surgem no dia a dia. Então, vamos ao que interessa e ver as dicas e benefícios do alongamento e do aquecimento!

Qual é a diferença entre aquecimento e alongamento?

Às vezes, encaramos esses dois exercícios com a mesma função. Mas, Marcelo explicou que a maior diferença entre os dois exercícios é que o alongamento serve, principalmente, para aumentar a flexibilidade e ativar a circulação do corpo. Por outro lado, o aquecimento tem o objetivo de preparar o corpo para determinada atividade física.

Quais são os benefícios do alongamento?

“Além do aumento da flexibilidade, que torna os movimentos mais amplos e completos, o alongamento ativa a circulação sanguínea e traz uma sensação de relaxamento”, explica o personal.
Agora, você pode estar pensando: “ok, mas eu não quero me contorcer e nem fazer movimentos diferenciados. Então, não preciso disso”. Errado! Já pensou que é preciso de flexibilidade e mobilidade para pegar um produto em uma prateleira alta do mercado? Se você faz musculação, já parou para pensar que ter amplitude nos movimentos pode te ajudar a ter melhores resultados?
Marcelo relembra que a flexibilidade é fundamental não só para os treinos, mas também para o dia a dia. Por isso, você precisa sim de alongamento!

Alongamentos melhoram a flexibilidade.

Alongamento antes ou depois do treino?

Como já era de se imaginar, não existe uma restrição de quantas vezes podemos nos alongar durante o dia. Mas, Marcelo faz uma observação quanto aos alongamentos antes do treino. “Estudos apontam que alongamentos intensos antes de treinos resistidos, como a musculação, podem diminuir o desempenho do atleta”. Por isso, ele deixa essa dica: pensando em flexibilidade, alongue quantas vezes quiser e mantenha de 40 a 50 segundos em cada posição. De preferência, faça seus alongamentos em horários reversos aos da musculação.

Aquecimento antes do treino é realmente necessário?

Muita gente pula essa parte do treino. Quantas vezes você não chegou à academia e foi direto para os aparelhos de musculação? Ou já logo subiu na esteira e começou sua corrida? Mas, aí mora um grande perigo!
 “O aquecimento é fundamental antes de qualquer exercício”, afirma Marcelo. Ele explica que os benefícios do aquecimento são muitos. “A elevação da frequência cardíaca prepara a pessoa para o exercício principal. Nesse momento, também ativamos os músculos e isso reduz o risco de lesão”, explica. Além de tudo isso, o aquecimento também ajuda a emagrecer, já que favorece o consumo energético e a queima calórica.

Ficou convencido de que não pode escapar dessa parte?

Treino de corrida também precisa de aquecimento?

Cada atividade pede um aquecimento diferente. “A pessoa deve aquecer os músculos que mais serão trabalhados na atividade principal. O aquecimento para boxe, pede ativação dos membros superiores. Se a pessoa for praticar ciclismo, deve focar nos membros inferiores”, explica.
Para a corrida, por exemplo, podemos pensar em uma caminhada como aquecimento, mas ela não é suficiente. “Exercícios como trotes, skipping baixo e alto são boas opções. Os ombros, quadril e articulações também devem ser aquecidos, já que a corrida ativa muitas regiões do corpo”.

Alongamento

Enfim…

Apesar de muitas vezes confundidos, o alongamento e o aquecimento têm funções bem diferentes e os dois são muito importantes. Seja para a melhora dos seus movimentos diários ou para um melhor rendimento no treino, é sempre importante dar atenção a esses exercícios.
Por isso, converse com um profissional e entenda qual seria a melhor rotina para seus objetivos. Ok?
E para garantir uma melhor performance em todos os momentos, veja nossas novidades em tf.com.br.

Personal Trainer parceiro:
Marcelo Cruz
CREF 092817 – G/SP

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *